deixe o site do seu jeito
Página inicial Página inicial Institucional Equipe Mural de Recados Promoções Quebra-Galho Quadros Comercial
 
23/06/2020 - Atualizado 14h00
 
Vale a Pena?

 

Nos textos que recebo é comum encontrar a expressão “valer à pena”, grafada assim, com acento grave, como se ocorresse uma crase diante de “pena”. Não ocorre.
A expressão é “valer a pena”. Nela, “pena” significa “castigo, condenação, sofrimento”. Dizer que valeu a pena significa dizer que o sacrifício, o sofrimento valeu, foi positivo porque trouxe o resultado esperado. Um atleta, por exemplo, que deseja ser campeão, impõe-se a pena de realizar treinamentos extenuantes, sacrificiais. Mas, quando recebe o prêmio pela vitória, afirma que valeu a pena, ou seja, a pena que se impôs, o sacrifício que fez, valeu, foi positivo porque lhe trouxe a vitória.
O “a” de “a pena” é apenas artigo. Quando alguém escreve “valer à pena” está introduzindo uma preposição antes do artigo (valer a + a pena), o que equivaleria a afirmar “ao castigo vale, ao sofrimento vale”, em vez de “o castigo vale, o sofrimento vale”.
Vale à pena? Não! Vale a pena.



Fonte: Adalberto Alves de Souza

 
PUBLICIDADE
Léo Santos DeSiGn
Bíblia Online Papel de Parede Previsão do Tempo TV Clip Galeria de Fotos Facebook Siga-nos pelo Twitter agora mesmo e saiba tudo que rola nos estúdio da rádio Quadros Quebra-Galho